November 18, 2017

Blog

Home / Notícias / Google defende: utilize a nuvem, salve o planeta

Google defende: utilize a nuvem, salve o planeta

0

Geralmente organizações mudam para serviços baseados em nuvem para poupar dinheiro, mas também há benefícios ambientais. De acordo com a Google, cloud computing reduz o consumo de energia e emissão de carbono, o que mostra que uma empresa de médio porte pode diminuir seu consumo de energia de 65% para 85% apenas utilizando ferramentas de produtividade online, como o Google Apps.

“Diminuir o consumo de energia resulta em menor emissão de carbono e mais energia poupada para as organizações”, escreveu o vice-presidente sênior de infraestrutura técnica da Google, Urs Hoelzle, em um post no Green Google Blog, na segunda-feira.

Uma típica organização tem mais servidores do que necessário para backup, falhas e pontos – um sistema ineficiente que desperdiça energia e dinheiro, escreveu Hoelzle. Servidores baseados em nuvem, em comparação, são eficientemente utilizados por centenas de pessoas, e são projetados para minimizar o consumo de energia durante o resfriamento.

Quanto de energia e dinheiro organizações podem poupar optando pela nuvem? De acordo com a Google, o Serviço de Administração Geral dos Estados Unidos (GSA) diminuiu seu consumo de energia em 90% e as emissões de carbono em 85%, ao mudar recentemente 17.000 usuários para o Google Apps for Government. Como resultado, o GSA irá economizar anualmente cerca de 285 mil dólares.

Há questões de segurança em cloud computing que devem ser levadas em conta, claro, e organizações devem medir os prós e contras antes de optarem pela troca. Mas o potencial para salvar energia ao utilizar a nuvem está bem claro.

Fonte: Jeff Bertolucci, PC World

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.