December 18, 2018

Blog

Home / Notícias / Estudo revela impactos gerados por ambientes tecnológicos complexos

Estudo revela impactos gerados por ambientes tecnológicos complexos

0

Um estudo Ipswitch identificou como as equipes de TI estão lidando com a complexidade cada vez maior de aplicativos e infraestrutura corporativos. O levantamento, que indagou mais de 1,3 mil profissionais, trouxe a percepção dos entrevistados que os ambientes tecnológicos são muito complexos, fator que torna cada vez mais difícil a realização de suas atividades.

A pesquisa The Challenges of Controlling IT Complexity indica que os times de tecnologia se sentem sob o risco de perder o controle dos ambientes corporativos, especialmente diante das atuais exigências geradas por novos dispositivos, tecnologias e requisitos de desempenho.

Entre dados apurados, destacam-se os fatos que 66% dos participantes acreditam que a crescente complexidade dos ambientes de TI dificulta a chance de os colaboradores obterem sucesso em suas atividades.

Além disso, 88% dos respondentes querem ferramentas para gerenciamento de TI que ofereçam mais flexibilidade de monitoramento e menos restrições; mais da metade (54%) disse que os atuais modelos de licenciamento de software são caros, rígidos e complicados; e entre os desafios de gerenciamento que mais preocupam as equipes de TI estão: equipamentos móveis e redes sem fio (55%), aplicações em nuvem (50%) e aplicações em banda larga, como vídeo ou streaming (41%).

Segundo a pesquisa, cerca de 44% das equipes de tecnologia acreditam que não estão monitorando tudo o que gostariam em suas redes, ou não sabem se estão. Por outro lado, aqueles que disseram estar monitorando e gerenciando os sistemas utilizados em suas organizações, estão usando várias e diferentes ferramentas para checar suas redes.

De acordo com o levantamente, para atender à necessidade de gerenciamento, atualmente, as organizações utilizam uma combinação de diversas ferramentas não integradas. Por isso, 44% dos times afirmaram usar mais de três softwares para monitorar as redes ou não saberem ao certo quantos utilizam – muitas organizações fazem uso de 10 a 20 aplicativos diferentes.

Como resultado disso, as equipes de profissionais de TI têm gastado tempo demais entre uma ferramenta e outra, na tentativa de obter uma visão mais acurada do desempenho da respectiva infraestrutura e seus aplicativos. E tanto este tempo quanto o esforço poderiam ser utilizados melhor se os colaboradores contassem uma solução que tornasse mais fácil ter uma visão holística de suas operações.
Assim, mesmo com todas estas ferramentas, as equipes de TI reconhecem que não estão monitorando tudo o que gostariam para garantir o controle do ambiente. As maiores razões para isso são: orçamento (28%), falta de pessoal (18%) e a complexidade do ambiente (15%). Finalmente, 4% dos respondentes disseram que os modelos de licenciamento dos softwares de gerenciamento são caros, rígidos e complicados de lidar.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.