December 18, 2018

Blog

Home / Notícias / WhatsApp adota criptografia de ponta a ponta para todos os usuários

WhatsApp adota criptografia de ponta a ponta para todos os usuários

0

O WhatsApp anunciou que implementou criptografia de ponta a ponta no seu aplicativo e que isso se estende a todos os formatos de mídia trocados na ferramenta.

A atualização é válida para a última versão do aplicativo e cobre todos os sistemas operacionais que oferecem o mensageiro. Isso significa que, a partir de agora, todos os usuários terão suas mensagens criptografadas por padrão. No início desse ano, o Facebook – dono do WhatsApp – anunciou que a ferramenta já superou 1 bilhão de usuários ativos.

A criptografia de ponta a ponta significa que o conteúdo das comunicações não são armazenados em formato de texto simples nos servidores do WhatsApp. Em resumo, a companhia não tem permissão para descriptografar as mensagens do usuário para acessá-las já que não guarda as chaves de criptografia. Isso significa que o WhatsApp não será capaz de entregar dados de mensagens mesmo quando receber uma ordem judicial.

Isso vai de encontro, por exemplo, com a recente polêmica envolvendo o Facebook e a justiça brasileira. No final do ano passado, o serviço foi suspendido por algumas horas no país após descumprir uma ordem judicial que exigia que a companhia fornecesse informações trocadas no WhatsApp por suspeitos de tráfico de droga. O vice-presidente do Facebook para América Latina, Diego Dzodan, chegou a ser detido no início de março.

Como o TechCrunch ressalta, apesar da novidade do WhatsApp se dar à luz dos acontecimentos que envolveram o FBI e a Apple sobre a criptografia de um aparelho, a companhia começou a implementar a criptografia em 2013, o ano que o ex-agente da NSA, Edward Snowden, revelou o programa de vigilância global do governo americano.

A mudança inclui criptografia para todos os formatos de conversas trocadas no aplicativo, cobrindo desde chats, chats em grupo, anexos, mensagens de áudio e ligações. No entanto, vale ressaltar que mensagens de grupo podem ainda seguir desprotegidas caso algum usuário do grupo estiver com uma versão antiga. Nesse caso, o WhatsApp enviará uma notificação ao grupo apontando quem precisa atualizar o serviço afim de garantir a privacidade das informações.

Inicialmente, o WhatsApp também notificará seus usuários dos status de criptografia das conversas.

Fonte: Idgnow.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.